Com tantos novos métodos de negócio surgindo nos video games, é difícil olhar para modelos como MMOs clássicos e não enxergar um certo ar de período jurássico. Hoje em dia até existem títulos promissores, como Guild Wars 2, o gigante coreano TERA e a recente Mists of Pandaria, expansão de World of Warcraft que promete estender um pouco mais a já comprida vida do carro-chefe da Blizzard. The Elder Scrolls Online, anunciado recentemente, é o melhor exemplo de como o modelo conservador de MMO que existe hoje em dia acaba se fixando nas entranhas de todos os títulos provenientes desse mercado tão saturado. Tudo bem, é The Elder Scrolls, mas o que o título promete de realmente novo?
Existe um outro gênero surgindo nas beiradas do declínio dos jogos em massa. World of Warcraft não está perdendo seu posto de maior jogo online do mundo para outro título do mesmo estilo, ele está perdendo para League of Legends e, futuramente, para a sequência do mod de Warcraft 3, DOTA 2. Apelidado de MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), o gênero já é responsável pela maior população online, passando até a de Minecraft, com o League of Legends da Riot Games (que chega traduzido em português do Brasil por aqui, no segundo semestre), com prêmios de até 50 mil dólares em campeonatos.
Diferente de como ocorreu com os MMOs e seu vasto catálogo de obras coreanas que soam iguaizinhas tanto na arte quanto na mecânica, o gênero MOBA conta com poucos exemplos em seu repertório, além dos já citados LoL e DOTA, como Demigod da Gas Powered Games e Heroes of Newerth da S2 Games. Não é surpresa que Awesomenauts, da Ronimo Games, tenha surgido na Xbox Live e na Playstation Network sem fazer muito alarde, trazendo o conceito de batalhas em arena para os consoles de alta-definição, onde as batalhas com estratégia em tempo real viram a luz do dia poucas vezes.
Awesomenauts é um projeto de 12 pessoas, que teve início em 2011. A pérola indie da Ronimo Games traz uma jogabilidade simples, com batalhas 3 contra 3, com o objetivo de eliminar a torre principal do time adversário. A escolha da Ronimo ao criar Awesomenauts em 2D deixa a ação um pouco mais frenética, acompanhada de um estilo cartunesco que buscou inspirações em Thundercats, Tartarugas Ninjas e outros clássicos.
Jasper Koning, co-fundador da Ronimo, explicou um pouquinho sobre o desenvolvimento do jogo e a onda curiosa de desenhos dos anos 80: "Nossa visão original era bem mais sombria e séria. Era um ambiente Shangria-La com personagens mais fantasiosos. Com o progresso do desenvolvimento, a ação ficou mais e mais em alta, o que deixou a comunicação com os jogadores sobre o que estava acontecendo mais difícil, então preferimos mudar de estilo". Cada um dos seis personagens disponíveis do jogo possue sua própria trilha sonora, em uma seleção que varia entre macacos, xerifes e robôs. A suavidade do tema quase esconde que é preciso um bom tempo para aproveitar tudo que Awesomenauts tem a oferecer.
Antes de entrar para o combate, cada jogador escolhe 12 habilidades, que serão compradas durante a jogatina com o acúmulo de pontos "Solar", que são acumulados com o tempo e matando inimigos. O elemento de estratégia que entra em Awesomenauts na hora de ir nivelando seu personagem com o passar da partida é um pouco mais amigável para os iniciantes do que LoL, por exemplo. Não existem habilidades inúteis, mas você precisa pensar em alguns detalhes, como preços. A variedade é grande e a proficiência dos seus personagens é afetada logo de cara.
A "verticalização" das batalhas funciona muito bem nos consoles. As habilidades são mapeadas pelos botões e o gênero plataforma é um conhecido antigo dos confins de distribuição digital da Live e da PSN. As batalhas são drop-in/drop-out, o que acaba com as chatíssimas salas de espera, ainda contando com um sistema split-screen para três jogadores. Quem entrar no meio de uma partida ganha um número proporcional de Solar para não ficar em desvantagem. Existem modos offline para treino com inteligência artificial, mas Awesomenauts é um título multiplayer em sua alma, ficando lado a lado com Castle
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